Este blog foi criado por três alunas do 3.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação, nomeadamente, Ana Carvalho, Cátia Dias e Inês Tavares. Este projecto tem como finalidade a partilha de trabalhos académicos, construídos pelas estudantes, no âmbito da Unidade Curricular Introdução à Didáctica do Português.
O presente blog, é fruto da fusão de dois blogs anteriormente criados, os quais podem ser consultados nas nossas barras de hiperligações do lado direito da tela. A fusão ocorreu devido à falta de um elemento do blog "As TIC no mundo da Língua Portuguesa", o que iria sobrecarregar a nossa colega Ana Andreia na produção dos diferentes trabalhos propostos pela docente ao longo do semestre. Assim sendo, um dos grupos da nossa turma, autoras do blog "Aprender Partilhando", Cátia e Inês, propuseram à colega a fusão de ambos os grupos. Desta forma nasceu o blog "Introdução à Didáctica do Português", agora com três membros muito dedicados ao sucesso deste pequeno projecto.
O actual blog dá continuidade à Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, iniciada no 1.º semestre do 3.º ano do nosso curso, uma vez que os conteúdos leccionados nesta UC não só serviram de preparação inicial para a elaboração deste trabalho, como também estão relacionados com a Didáctica do Português. Deste modo, o grupo mobilizou as aprendizagens efectuadas ao nível das TIC para a elaboração e produção deste blog, bem como para a realização de actividades pedagógicas no âmbito da aprendizagem da língua portuguesa.
Na nossa opinião, os blogs proporcionam uma óptima plataforma de partilha/discussão de conhecimentos e produções entre indivíduos, que têm pelo menos um interesse em comum. Deste modo, o presente blog tem como finalidade a partilha das nossas produções pessoais e colectivas, dos nossos saberes e dos nossos interesses sobre o tema da Didáctica do Português, com a perspectiva de que a disponibilização/partilha de informação/conhecimentos leva sempre à produção de novos conhecimentos, mesmo quando não temos acesso aos mesmos.
Assim, iremos abordar ao longo das várias mensagens publicadas, conteúdos que foram posteriormente leccionados em aula pela docente Fernanda Botelho. Estes conteúdos acabaram por ser transformados em novos instrumentos de aprendizagem, servindo também como recursos úteis aos utilizadores que os consultarem, já que os mesmos estão adaptados a vários interlocutores. É possível ainda encontrar diversas actividades para o Pré-Escolar e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca de aspectos estruturais da Língua Portuguesa.
Esperamos que este projecto esteja de acordo com o pedido e satisfaça os objectivos propostos.
As estudantes,
Ana Andreia Carvalho
Cátia Dias
Inês Tavares